Ir para o conteúdo

Ata da Reunião de 08 de agosto de 2002

Reunião de 08 de agosto de 2002

Local: Centro Operacional do CGI.br - São Paulo - SP
Participantes:
Membros: Ivan Moura Campos; Artur Nunes de Oliveira Filho; Eduardo Tadao Takahashi; António Tavares; Cássio Jordão Motta Vecchiatti; Raphael Mandarino Junior e Demi Getschko.
Assessores: Vanda Scartezini (SEPIN/MCT); José Maria Gomes Martins (SEPIN/MCT); Antenor César Vanderlei Corrêa (SEPIN/MCT); Hartmut Richard Glaser (Registro.br); Frederico Neves (Registro.br); Liane Tarouco (GT-RH); José Alexandre Bicalho (ANATEL); Rui Campos (ABRANET); Vicente Landim de Macedo Filho; Robson Almeida (CGI.br) e Gustavo Sousa Júnior (CGI.br); Francisco de Assis Alves (assessor jurídico) e Adailton Silva (SOCINFO).

Desenvolvimento e resultados da reunião:

Durante a abertura da reunião, realizada pelo Dr. Ivan Moura Campos, foi comentada a publicação no Diário Oficial da União da Portaria Interministerial Nº 1024, de 24 de junho de 2002, dos Ministérios das Comunicações e Ciência e Tecnologia, a qual nomeia como novos membros do Comitê Gestor da Internet os Srs. José de Miranda Dias e Nelson Simões da Silva para ocuparem, respectivamente, a representatividade da indústria de informática e software e a comunidade acadêmica. Por decisão dos presentes, foi solicitada uma Moção de louvor aos novos membros do Comitê Gestor e que sejam encaminhados os cumprimentos do conselho.

1. Aprovação da ata da reunião de 11/07/02 - Foi aprovada, com alterações, a ata da reunião do dia 11 de julho de 2002 realizada no Centro Operacional do CGI.br, em São Paulo.

2. ENUM - O conselheiro Demi Getschko comunicou a aprovação da delegação do DNS do domínio 5.5.e164.arpa na base do RIPE/NCC, que encontrava-se pendente de aprovação pela Anatel junto ao ITU-T. O Dr. Demi relatou, ainda, que foi bastante produtiva a reunião realizada na Agência e que, em breve, será redigido um documento conjunto com o objetivo de anunciar os novos produtos e as novas oportunidades que serão oferecidas pelo sistema de numeração ENUM.

O Prof. Hartmut Glaser sugeriu experimentos na área que poderiam ser conduzidos pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP). Também foi sugerida a criação de um grupo de trabalho sobre o assunto composto por Demi Getschko (coordenador), Nelson Simões, José Alexandre Bicalho, Frederico Neves e um integrante da Rede ANSP.

3. Reunião da ICANN no Brasil - O conselheiro António Tavares, coordenador da comissão responsável pela preparação do evento, comunicou que já há condições de formalizar a candidatura do Brasil para sediar a reunião da ICANN, de acordo com as normas da organização. De acordo com o Sr. Tavares, tal procedimento deverá ser feito em breve, uma vez que o país já conta o apoio declarado por meio de mais de 20 cartas de países da região da América Latina e Caribe.

4. Programa @LIS / Comissão Européia - O Dr. Tadao Takahashi deu ciência do recebimento de projetos de demonstração no âmbito do edital lançado no último dia 16 de julho pelo Comitê Gestor e citou alguns exemplos das aplicações propostas.

5. Tecnologia Abertas - O Dr. Tadao Takahashi fez um relato sobre o progresso do consórcio de tecnologias abertas, após a realização de duas reuniões de brainstorm com os líderes: o DCC/UFMG, na parte de desenvolvimento de software básico; a UFSC, no desenvolvimento de aplicativos; e a USP, no desenvolvimento de infra-estruturas. Na avaliação do Dr. Tadao, a impressão inicial é a de que a iniciativa tem sido melhor do que o esperado.

Ivan Moura Campos
Coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil