Perfis dos membros atuais do CGI.br

Representantes do Setor Governamental
Foto RENATA VICENTINI MIELLI

RENATA VICENTINI MIELLI

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Titular
Indicada em março de 2023

Jornalista. É coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Assessora Especial da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação. Presidente do Conselho de Administração do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Possui graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (2003). Doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP). Integrou a Câmara de Conteúdos e Direitos Autorais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) entre 2022 e 2023. Integrou a Comissão Permanente de Comunicação do Conselho Nacional de Direitos Humanos entre 2015 e 2022. Foi coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé entre 2010 e 2023. Integrou a Coalizão Direitos na Rede entre 2016 e 2023. Integrou o Conselho de Comunicação da Câmara dos Deputados entre 2019-2020. Integrou a Câmara de Universalização e Inclusão Digital do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) entre 2013 - 2020. Foi Coordenadora Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) entre 2016-2020 e integrou a Executiva do FNDC entre 2011-2020.

Foto PEDRO HELENA PONTUAL MACHADO

PEDRO HELENA PONTUAL MACHADO

Casa Civil da Presidência da República

Titular
Indicado em março de 2023

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) desde 2006. Formado em Engenharia Elétrica pela UnB, especialista em Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável pela EPFL, mestre em Políticas Públicas pela Indiana University, onde foi bolsista Fulbright, e mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Já atuou na Secretaria Especial dos Direitos Humanos, na Comissão Nacional da Verdade, na Enap, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e na Casa Civil da Presidência da República, onde coordenou o monitoramento dos preparativos dos Jogos Olímpicos.

Foto MAXIMILIANO SALVADORI MARTINHÃO

MAXIMILIANO SALVADORI MARTINHÃO

Ministério das Comunicações

Titular
Indicado em agosto de 2020, integrante desde março de 2013, Junho de 2020 e Agosto de 2023.

Engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí (MG), mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde, no Reino Unido e advogado formado no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Desde 2005 é titular de cargo efetivo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Já ocupou outras posições gerenciais e de assessoria na Anatel e atuou como engenheiro de Planejamento do Sistema Telebrás.

Foto JOSÉ ROBERTO DE MORAES RÊGO PAIVA FERNANDES JÚNIOR

JOSÉ ROBERTO DE MORAES RÊGO PAIVA FERNANDES JÚNIOR

Ministério da Defesa

Titular
Indicado em maio de 2023

Economista, servidor público desde 1996, é Analista de Planejamento e Orçamento, atualmente em Exercício no Ministério da Defesa. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito junto à Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), é pós-graduado em reforma do setor público pela Universidade de Bradford (Inglaterra), e em Direito Econômico e das Empresas, junto à Fundação Getúlio Vargas. Atual Secretário de Orçamento e Organização Institucional do Ministério da Defesa, já exerceu diversas funções na Administração Pública, dentre as quais se destacam: Secretário de Modernização da Administração Federal da Presidência da República; Subsecretário de Captação de Recursos do Governo do Distrito Federal; Secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento. Também foi consultor residente do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Moçambique, na África. Possui sólida experiência em processos de planejamento, orçamento e finanças; na alta gerência de equipes; e na condução de rumos estratégicos de empresas públicas, tendo integrado diversos Conselhos de Administração e Fiscal.

LUIZ FELIPE GONDIN RAMOS

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (extinto Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)

Titular

Foto ROGÉRIO SOUZA MASCARENHAS

ROGÉRIO SOUZA MASCARENHAS

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (extinto Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão)

Titular
Indicado em março de 2023

Especialista em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação, Governo Eletrônico, Ciência de Dados e Big Data. Tem 25 anos de experiência no setor público, tendo atuado no INSS, Dataprev e Secretaria da Receita Federal do Brasil. Trabalhou na implantação de projetos complexos na área da tecnologia da informação, inovação tecnológica, planejamento estratégico, remodelagem organizacional, reestruturação operacional, auditoria fiscal e governança corporativa.

Foto ARTUR COIMBRA DE OLIVEIRA

ARTUR COIMBRA DE OLIVEIRA

Agência Nacional de Telecomunicações

Titular
Indicado em fevereiro de 2024

Bacharel e mestre em Direito pela UnB, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É membro da carreira de Procurador Federal desde 2007, tendo sido Especialista em Regulação na Anatel anteriormente. Exerceu a função de assessor na Procuradoria Federal Especializada da Anatel e na Presidência da República. Foi diretor de Banda Larga no Ministério das Comunicações e secretário de Telecomunicações, de 2011 a 2022. Ao longo desse período, participou do grupo formulador do Programa Nacional de Banda Larga, presidiu o Comitê Diretor do projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas e foi membro do Conselho Consultivo da Anatel. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Anatel.

Foto DÉBORA PERES MENEZES

DÉBORA PERES MENEZES

Representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Titular
Indicada em junho de 2023

Possui graduação em Física/bacharelado (1983) e em Física/licenciatura (1984) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1986), doutorado pela University of Oxford, Inglaterra (1989), pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, Portugal (1998), estágio sênior pela Sydney University, Austrália (2005) e pela Universidade de Alicante, Espanha (2014).  É professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde foi Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão de maio de 2008 a maio de 2012, integrou o Comitê Gestor do INCT-Física Nuclear e Aplicações de 2018 a 2022, foi membro da Comissão de Física Nuclear (C12) da International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP) de 2018 a 2021 e Presidente da Sociedade Brasileira de Física de 2021 a 2023. Possui  mais de 200 artigos publicados em periódicos especializados e 4 livros, dedica-se ativamente à divulgação científica e é responsável por um Canal no YouTube e seu parceiro no TikTok chamados Mulheres na Ciência. Foi contemplada com a Medalha e Diploma de Mérito Francisco Dias Velho pela Câmara Municipal de Florianópolis por suas contribuições nas ciências e com o segundo lugar do Prêmio Confap 2022 como pesquisadora de ciências exatas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

CLÁUDIO FURTADO

Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação - CONSECTI

Titular

Representante de Notório Saber em Assunto da Internet
Foto DEMI GETSCHKO

DEMI GETSCHKO

Representante de notório saber em assunto da Internet

Titular
Indicado em novembro de 1995, agosto de 1997, novembro de 1999, abril de 2003, janeiro de 2004, janeiro de 2008, dezembro de 2010, maio de 2011, maio de 2014, junho de 2017, janeiro de 2021, Junho de 2020 e Agosto de 2023.

Presidente do NIC.br. É formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), pela qual também é mestre e doutor. Foi o responsável pela primeira conexão TCP/IP brasileira, em 1991. Integra o CGI.br desde 1995 e já foi membro eleito do conselho da ICANN por dois mandatos.

Representantes do Setor Empresarial
Foto CRISTIANO REIS LOBATO FLÔRES

CRISTIANO REIS LOBATO FLÔRES

Provedores de acesso e conteúdo da Internet

Titular
Eleito em janeiro de 2024

Natural de Porto Alegre (RS), é advogado e diretor-geral da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal). Membro da 4ª Câmara do Conselho de Ética do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária; do Conselho de Ética do Conselho Executivo de Normas-Padrão – CENP; do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED/ANATEL); do Grupo de Implantação do 5G (GAISPI/ANATEL); da Comissão Executiva Nacional do Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); do Grupo de Trabalho TV 3.0 (Ministério das Comunicações).

Foto MARCOS ADOLFO RIBEIRO FERRARI

MARCOS ADOLFO RIBEIRO FERRARI

Provedores de infraestrutura de telecomunicações

Titular
Eleito em janeiro de 2024

Presidente-Executivo da Conexis Brasil Digital e da Confederação Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação. É doutor em economia, pelo Instituto de Economia Industrial da UFRJ e foi diretor de Infraestrutura e Governo do BNDES. Foi também secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, de 2016 a 2018, e anteriormente chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento e secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Exerceu o papel de presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.

Foto HENRIQUE FAULHABER BARBOSA

HENRIQUE FAULHABER BARBOSA

Indústria de bens de informática, de bens de telecomunicações e de software

Titular
Eleito em setembro de 2004, reeleito em janeiro de 2008, dezembro de 2010, maio de 2011, maio de 2014, junho 2017, junho de 2020 e janeiro de 2024

Matemático pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) com Mestrado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ), quando passou a atuar no setor de informática e telecomunicações. Atualmente, é diretor da empresa Calandra Soluções , diretor do TI Rio (Sindicato de Empresas de Informática do RJ) , e membro do Conselho Nacional de Politica Cultural do MinC . Já foi colunista do jornal "Valor Econômico", e das revistas "PC Mundo" e "Info".

Foto NIVALDO CLETO

NIVALDO CLETO

Setor empresarial usuário

Titular
Eleito em janeiro de 2008, reeleito em dezembro de 2010, maio de 2014, junho de 2017, junho de 2020 e janeiro de 2024

Engenheiro Eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Engenheiro de Operação Eletrotécnico pela Faculdade Mackenzie, Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Sócio da Nivaldo Cleto Contadores Associados SS Ltda, da TARC Autoridade Certificadora e Serviços de Certificação. Digital Ltda, Vogal da Junta Coml do Est. de SP - Representante da União, Perito Judicial, Presidente da Associação das Autoridades de Registro Do Brasil. Já atuou como Coord. do Proj. da Nova Identidade do Prof. da Contabilidade pelo CFC, Coord. do Grupo Nacional da Massificação da Certificação Digital pelo CFC, ITI, Câmara E.net e outras entidades. Foi colunista para Revista da FENACON, Diretor de Tecnologia e Negócios da FENACON e Diretor do AESCON-SP/SESCON-SP.

Representantes do Terceiro Setor
Foto PERCIVAL HENRIQUES DE SOUZA NETO

PERCIVAL HENRIQUES DE SOUZA NETO

Terceiro setor

Titular
Eleito em maio de 2011, reeleito em maio de 2014, junho de 2017, junho de 2020 e janeiro de 2024

Físico e bacharel em Direito, foi diretor técnico do Inmetro/Imeq na Paraíba e é especialista em gestão pública. Atualmente, exerce a presidência da Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID.

Foto BEATRIZ COSTA BARBOSA

BEATRIZ COSTA BARBOSA

Terceiro setor

Titular
Eleita em junho de 2020 e reeleita em janeiro de 2024

Jornalista e especialista em direitos humanos pela USP, e mestra em gestão e políticas públicas pela FGV-SP, com intercâmbio no Instituto de Ciências Políticas de Paris (SciencesPo), onde pesquisou políticas de regulação de conteúdo. Atua há mais de 20 anos na defesa do direito à comunicação e da liberdade de expressão no país, tendo participado dos processos de tramitação e aprovação do Marco Civil da Internet, da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e das mudanças no marco regulatório das telecomunicações. Integra a Coalizão Direitos na Rede, que reúne mais de 50 organizações acadêmicas e da sociedade civil que trabalham pela universalização do acesso à Internet e em prol da privacidade e da liberdade de expressão on-line. Integrou a Comissão de Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2015-2019) e trabalha atualmente com incidência política em temas como regulação de plataformas, desinformação e segurança digital para comunicadores/as.

Foto BIANCA KREMER

BIANCA KREMER

Terceiro setor

Titular
Eleita em janeiro de 2024

Professora, pesquisadora, advogada e ativista pelos Direitos Digitais. Nos últimos dez anos vem dedicando esforços no combate aos vieses discriminatórios de raça e gênero na tecnologia. É doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2021), e professora titular de Direito Digital no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP – Brasilia). Membro do Núcleo Legalite (PUC-Rio) e do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC). Atualmente é professora visitante no Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, pesquisadora visitante no Instituto Weizenbaum (WZB) e realiza estudos de pós-doutorado no Geneva Graduate Institute (IHEID), no projeto “Infrastructuring Democracy: the regulation politics of digital code, content and circulariam” (2024). Possui intensa produção acadêmica na temática de direito, tecnologia e relações raciais no Brasil, sendo palestrante e conferencista recorrente em congressos e eventos de expressão nacional e internacional. Possui forte atuação no ativismo pelos Direitos Digitais, integrando a Coalizão Direitos na Rede (CDR) e desenvolvendo pesquisas de impacto em estímulo a políticas públicas em tecnologia e desenvolvimento social.

Foto RODOLFO DA SILVA AVELINO

RODOLFO DA SILVA AVELINO

Terceiro setor

Titular
Eleito em janeiro de 2024

Especialista em segurança cibernética e proteção de dados, com sólida experiência na liderança de projetos de segurança, infraestrutura de redes e computação em nuvem. Doutor em ciências humanas e sociais pela Universidade Federal do ABC, Mestre em TV Digital pela Unesp Bauru e bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Professor nos cursos de Engenharia e Ciência da Computação no Insper. No âmbito da sociedade civil e terceiro setor, atuou em programas e contribuiu na elaboração de políticas públicas de inclusão digital em municípios como São Paulo, Osasco e Santo André. Participou da coordenação pedagógica do Programa Federal (MiniCom) Telecentros.BR, na plataforma de aprendizagem virtual para a formação de agentes de inclusão digital. Integra a diretoria da ONG Coletivo Digital, entidade que faz parte da Coalisão Direitos na Rede, e no conselho administrativo da Artigo 19. Na região Amazônica, coordenou o desenvolvimento do aplicativo "Projeta Amazônia" para o registro de violações de direitos humanos e ambientais, além de realizar ações de formação e diagnóstico de impactos socioambientais junto às comunidades indígenas, ribeirinhas e assentadas da reforma agrária pela ONG Coletivo Proteja. Como pesquisador, atua no Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre) da UFABC e nos conselhos da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS), da Rede de Pesquisa em Governança da Internet e da Latin American Cybersecurity Research Network.

Representantes da Comunidade Científica e Tecnológica
Foto RAFAEL DE ALMEIDA EVANGELISTA

RAFAEL DE ALMEIDA EVANGELISTA

Comunidade científica e tecnológica

Titular
Eleito em junho de 2020 e reeleito em janeiro de 2024

Graduado em Ciências Sociais, com mestrado em Linguística e doutorado em Antropologia Social, todos os títulos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professor visitante em 2018 no Surveillance Studies Centre (SSC), na Queen's University, no Canadá. É pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) e professor da pós-graduação em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp). É associado à Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e membro da Rede Latino-Americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits).

Foto MARCELO FORNAZIN

MARCELO FORNAZIN

Comunidade científica e tecnológica

Titular
Eleito em janeiro de 2024

Pesquisador no Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Professor no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Coordenador do Grupo Temático Informação, Saúde e População (GTISP) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - Mestrado Profissional da ENSP Fiocruz e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação realizado em parceria pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua com ensino e pesquisa articulando conhecimentos de computação e ciências sociais com objetivo de compreender as mudanças associadas às tecnologias digitais em organizações, principalmente os Sistemas de Informação em Saúde e Sistemas de Informação para Gestão Social.

Foto LISANDRO ZAMBENEDETTI GRANVILLE

LISANDRO ZAMBENEDETTI GRANVILLE

Comunidade científica e tecnológica

Titular
Eleito em janeiro de 2008, reeleito em dezembro de 2010, maio de 2014 e janeiro de 2024

Pós-doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Twente (Holanda) e doutor em Computação pelo Instituto de Informática da UFRGS, onde é também professor titular na área de Redes de Computadores e Segurança. É atualmente diretor adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e membro dos comitês assessores da Ciência da Computação do CNPq e FAPERGS. É também representante da comunidade científica no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do MCTI. Já foi diretor-executivo do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC), presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), vice-chair do IEEE Committee on Network Operations & Management (CNOM) e vice-chair do Network Management Research Group (NMRG) do Internet Research Task Force (IRTF). Suas áreas de atuação incluem Gerência de Redes de Computadores e Internet.

Secretário Executivo
Foto HARTMUT RICHARD GLASER

HARTMUT RICHARD GLASER

Secretário Executivo

Titular

Físico formado pelo atual Instituto de Física da USP (1967) e Mestre pela Escola Politécnica da USP (1973). Foi Diretor Administrativo e Financeiro do Laboratório de Microeletrônica (1972-1990), foi Assessor do Diretor da Escola Politécnica/USP (1989-1994), assim como Coordenador do Programa de Modernização Tecnológica da Informática Administrativa da USP (1994-1996). Na FAPESP exerceu os cargos de Assessor do Diretor-Presidente (1996-2002) e foi Coordenador da Rede Acadêmica do Estado de São Paulo - Projeto Rede ANSP (1996-2002). Desde 1996 é Secretário Executivo do CGI.br.