NIC.br comemora 1 milhão de domínios ".br" registrados


24 OUT 2006



Além da marca histórica, a entidade lança a publicação DNS a cada 30 minutos.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ), entidade civil sem fins lucrativos criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), comemora a marca de 1 milhão de domínios “.br” registrados. Os domínios com terminação .br são geridos e armazenados pelo Registro Brasileiro (Registro.br - www.registro.br ), sob a coordenação do NIC.br.

No Brasil, de acordo com o CGI.br, o crescimento do registro de domínios no último 12 meses foi de quase 20%. “Hoje temos uma base de cerca de 800 mil clientes e o Brasil tem uma grande capacidade de crescer nessa área, já que muitos usuários da Internet ainda não têm conhecimento dos procedimentos para se registrar um domínio”, afirma Frederico Neves, Diretor de Serviços & Tecnologia do NIC.br.

O Brasil, também é um dos países que apresenta uma das melhores proporções entre registros nacionais ( .br ) e registros genéricos (.com, .net, .org). “Praticamente 90% de todos os domínios registrados por brasileiros, o são sob o .br. Em muitos países o domínio nacional perde para os genéricos (.com, .net, .org)”, diz Neves.

Incentivar o crescimento e o desenvolvimento da internet são as principais atribuições do CGI.br. O marco de 1 milhão de domínios registrados faz com que a entidade reforce o seu posicionamento junto à comunidade brasileira. Neste ano, diversas iniciativas foram realizadas, como o lançamento da campanha Antispam e a publicação da nova versão da Cartilha de Segurança - documento que contém recomendações e “dicas” sobre como navegar com mais segurança e se proteger de ataques . O CERT.br, grupo de segurança do NIC.br, também publica mensal e trimestralmente suas estatísticas sobre incidentes ocorridos na Internet, relatados por administradores de rede e usuários.

Outra missão da entidade é coletar e disseminar informações sobre os características e números da Internet no Brasil. Para isso, diversos estudos são realizados durante o ano, como as Pesquisas Sobre o Uso das Tecnologias e da Comunicação no Brasil (TIC Domicílios e TIC Empresas), feitas anualmente com o objetivo de medir a penetração e uso da rede nas casas, incluindo governo eletrônico, comércio eletrônico, segurança, educação e barreiras de acesso.

Asista ao vídeo: https://nic.br/videos/ver/nic-br-comemora-1-milhao-de-dominios-br-registrados/

Veja a apresentação - PPT


Publicação DNS com maior freqüência

A partir de 23 de outubro de 2006, a publicação do DNS brasileiro, que era atualizada a cada 8 horas, passará a ser feita com intervalos de 30 minutos apenas. Com isso, um novo domínio começa a ser reconhecido na Internet apenas meia hora após sua criação, numa das mais ágeis publicações de DNS que há hoje na rede.

Além da rapidez no processo para os domínios recentes, aqueles já existentes serão atualizados também com a mesma freqüência. “Uma das grandes vantagens da publicação quase-imediata é que problemas técnicos relacionados a domínios que tiverem mudanças de servidores terão impacto muito menor no tempo em que esses domínios ficarem fora de acesso. Poderão voltar a funcionar muito mais rapidamente”, explica o diretor. Anteriormente, as publicações DNS ocorriam três vezes ao dia: às 5 horas, às 13 horas e às 21 horas.


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br - www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br - www.cert.br ) e pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br - www.ptt.br ). O NIC.br também executa diversos projetos, entre os quais o de Indicadores ( www.nic.br/indicadores ), cujo objetivo é coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços de Internet no país.

Entidade: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR -NIC.br
Fonte: Mariana Balboni, Assessora de Comunicação
Internet: www.nic.br

Jornalistas Responsáveis:
S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Jessica Blumer (MTb 35.131) – jessica@s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) - joseluiz@s2.com.br