Fascículos da Cartilha de Acessibilidade na Web, do Ceweb.br, ganham versão em audiolivro


02 DEZ 2022



Lançado nesta sexta-feira (2), véspera do Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, projeto contribui com experiência daqueles que precisam de suporte de áudio

Os fascículos da Cartilha de Acessibilidade na Web estão mais inclusivos. As publicações “Introdução” e “Benefícios, Legislação e Diretrizes de Acessibilidade na Web” contam agora com versões no formato de audiolivro, contribuindo com a experiência daqueles que precisam de suporte de áudio para acessar o conteúdo. A novidade foi lançada hoje (2/12), véspera do Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Ceweb.br|NIC.br).

“Os audiolivros são fundamentais para ampliar o acesso, não só das pessoas com deficiência, mas daqueles que gostam de aprender escutando. A nossa expectativa é que os materiais produzidos pelo Ceweb.br sejam amplamente disseminados, fazendo com que mais pessoas possam entender que é possível tornar a Web acessível, como fazê-lo, e como cobrar seus direitos”, explica Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br|NIC.br e do W3C Capítulo São Paulo.

“Essa coletânea auxilia a todos a entender como a Web funciona, os benefícios e potencialidades da acessibilidade digital. Hoje lançamos os dois primeiros fascículos em áudio, e disponibilizaremos os demais nesse mesmo formato muito em breve”, reforça Amanda Marques, analista de projetos do Ceweb.br|NIC.br responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Cartilha de acessibilidade
O fascículo I traz uma introdução ao tema, explica conceitos fundamentais sobre a acessibilidade na Web e as principais barreiras de acesso, e como os usuários são beneficiados com uma Web acessível. Já o II aborda as vantagens de uma aplicação acessível para organizações, lista a legislação brasileira sobre o assunto e descreve o que o usuário deve fazer quando encontrar barreiras de acesso em um sítio na rede.

Para conferir os dois primeiros audiolivros acesse https://acervo.ceweb.br/cartilha-acessibilidade-web.

O Ceweb.br já produziu, no total, cinco fascículos da cartilha em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), e conta com o apoio de: ABRADi; Brasscom; Camara-e.net; Conselho de transparência da administração pública - SP; Ouvidoria Geral da Administração Pública do Estado de São Paulo – SP; Movimento Web para Todos; Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e GOV.br.

Entre os demais temas abordados, estão: quem é o público-alvo da acessibilidade; como introduzi-la nas empresas, com orientações sobre como abordar o tema no ambiente corporativo, desenvolver projetos na área e falar da cultura de acessibilidade; além de como difundir a cultura da acessibilidade nas organizações, destacando a importância do design nesse processo.

Acesse e conheça, também, todos os materiais sobre acessibilidade do Ceweb.br|NIC.br em https://acervo.ceweb.br/.

Sobre o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web - Ceweb.br
O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br foi criado em 2015 com a missão de conduzir ações e iniciativas que promovam o contínuo desenvolvimento da Web e de seus princípios originais, colaborando para que seja uma rede aberta, universal e acessível a todos. Traz, em seu histórico de atuação, os projetos já desenvolvidos no Brasil pelo Consórcio do W3C, que têm por essência o fomento e uso de tecnologias web em sua concepção. Além disso, o Ceweb.br amplia o escopo desse trabalho ao desenvolver estudos e pesquisas sobre essas tecnologias, que podem auxiliar na formulação de políticas públicas. São diversas publicações que buscam mostram como as tecnologias padronizadas da Web podem auxiliar na transformação social com mais transparência em governos e instituições, mais liberdade, privacidade, acessibilidade e universalidade. Mais informações em: https://ceweb.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: 
https://instagram.com/nicbr/