Escola de Governança da Internet no Brasil abre inscrições para curso à distância


08 SET 2022



Objetivo é formar uma rede de aprendizagem que possibilite discussões mais avançadas sobre o tema

A Internet possui um papel fundamental para a realização de atividades diárias pelos brasileiros e para a busca e consumo de informações sobre os mais diversos assuntos – tanto é, que há os que defendem que ela seja considerada um “direito humano”. Porém, poucos sabem como a infraestrutura da Internet funciona, seus conceitos técnicos fundamentais, e como tais mecanismos impactam o uso da ferramenta pela sociedade, bem como qual o debate em torno de políticas que auxiliem no desenvolvimento da rede. Em sua segunda edição, o curso à distância de Introdução à Governança da Internet tem o objetivo de formar uma rede de interação para discutir, trocar experiências e perspectivas na busca por estratégias e caminhos seguros para o avanço da Internet no país, de maneira democrática e inclusiva. A iniciativa da Escola de Governança da Internet no Brasil, ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), será realizada de 26 de setembro a 18 de novembro, é gratuita e receberá inscrições no endereço: https://egi.nic.br/curso-distancia/.

O programa busca capacitar os participantes sobre os principais pontos para um entendimento básico a respeito do funcionamento da Internet e sua governança. Desde temas técnicos ligados à sua origem e funcionamento, o surgimento da Web, os desafios que surgem com o desenvolvimento da rede, legislações propostas e já existentes, entre muitos outros temas. Dividido em 7 módulos, tem duração total de 35 horas, a serem completadas em até 7 semanas. Será oferecido no endereço https://ead.nic.br. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas até 18 de setembro. Os selecionados serão conhecidos no dia 21 do mesmo mês.

“O modelo a distância também foi pensado como uma maneira de formar uma turma mais plural, na medida que permite contemplar alunos de outras regiões, superando barreiras de deslocamento até São Paulo. A ideia do curso introdutório nasceu durante os processos de seleção do curso intensivo que a EGI oferece todos os anos. Notamos que ali havia um espaço a ser preenchido”, afirma Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br e diretor da EGI. Apesar de introdutório, o curso é rico em conteúdo e oferece a bagagem necessária para quem busca debater os desafios impostos pelo avanço da Internet”, complementa.

Os módulos serão abertos semanalmente e terão atividades como webinars, aulas, discussão em fórum e estudos de caso, entre outras. Os alunos terão disponível um conjunto de materiais complementares, para que possam aprofundar ainda mais seu conhecimento, além de um espaço para esclarecer dúvidas sobre as atividades propostas.

Detalhes adicionais e inscrições gratuitas em: https://egi.nic.br/curso-distancia/.

Sobre a EGI
A EGI é uma iniciativa do CGI.br e do NIC.br que tem como principal objetivo capacitar gestores públicos, formuladores de políticas públicas, profissionais da área jurídica, empresários, pesquisadores, acadêmicos, comunidade técnica, ativistas de organizações da sociedade civil e demais interessados sobre o funcionamento e a governança da Internet, fornecendo subsídios, aprofundando conceitos e explicitando os contextos, temas, desafios e foros de debate. A EGI também realiza oficinas em centros de pesquisa e apoia iniciativas de capacitação de governança da Internet em áreas acadêmicas e governamentais no Brasil. Mais informações: https://egi.nic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimentoanascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho – Gerente de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Coordenadora de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: 
https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
https://facebook.com/nic.br
Telegram: 
https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: 
https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/
Instagram: 
https://instagram.com/nicbr/