Acordo internacional entre NIC.br e UNICEF contribui para medição da conectividade das escolas


07 OUT 2020



Dados do SIMET são compartilhados com o projeto Giga, que visa mapear e ampliar o número de escolas conectadas ao redor do mundo

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), assinou um acordo de cooperação internacional com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de contribuir para a medição da conectividade das escolas no âmbito global. A parceria prevê o compartilhamento de dados do Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET) sobre a conectividade das escolas públicas brasileiras com o Giga, iniciativa do UNICEF e International Telecommunications Union (ITU) que visa conectar todas as escolas à Internet e todos os jovens a informações, oportunidades e escolhas. Ao mapear escolas e identificar as lacunas de conectividade, a iniciativa tem a missão de conectar o maior número possível de escolas ao redor do mundo.

Os dados são fornecidos em tempo real para o UNICEF, buscando contribuir com os objetivos do Giga. Além disso, o NIC.br também irá trabalhar em conjunto com o UNICEF em estudos e projetos de troca científica como por exemplo, no desenvolvimento de ferramentas, de modelos de Inteligência Artificial e poderá contribuir para a realização de medições em outros países usando ferramentas já desenvolvidas pelo NIC.br.

O SIMET, do NIC.br, é um sistema gratuito de medição do desempenho da Internet, referência por medir diversos parâmetros de conexão, e por ser totalmente independente, uma vez que os testes são realizados fora da rede dos provedores de acesso Internet, nos Pontos de Troca de Tráfego Internet do NIC.br. Há dois anos, o projeto Educação Conectada, do Governo Federal, utiliza o SIMET para medição da Internet junto às escolas públicas brasileiras. Dessa maneira, já são mais de 24 mil escolas mapeadas em todo o Brasil de todas as regiões e Estados do País, tanto em municipais quanto estaduais.

“É uma grande satisfação para o NIC.br poder apoiar uma causa global fornecendo insumos que permitam que o UNICEF identifique as escolas conectadas e também aquelas sem acesso à rede. É uma iniciativa que busca contribuir na transformação da educação por meio da conectividade, e que está alinhada aos compromissos do NIC.br, que trabalha por uma Internet cada vez melhor no país”, avalia Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br."

"A Internet é um espaço livre, de conhecimento, aprendizagem e cidadania. Para professores e alunos, fazer uso da rede traz impactos diretos para educação, e ela torna-se fundamental para o ensinar e o aprender. Com o mapeamento de conectividade das escolas brasileiras que utilizam o medidor SIMET, podemos ajudar o nobre esforço do UNICEF em conectar as escolas do mundo. É um orgulho fazer parte dessa iniciativa", complementa Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn


Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
imprensanic@webershandwick.com
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento – anascimento@webershandwick.com – (11) 98670 6579

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues - Assistente de Comunicação –
 bmigues@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram:
https://www.instagram.com/nicbr/