Série Cadernos CGI.br lança obra sobre a história do LACNIC em português


18 JAN 2023



Publicação destaca ainda a atuação e personagens que ajudaram a construir a organização

Mais uma publicação da série “Cadernos CGI.br” está disponível. O tema da vez é “O desenvolvimento da Comunidade do LACNIC - Uma história em construção”, que foi traduzido para o português. Com pesquisa de Carolina Aguerre, diretora do Centro de Estudos em Tecnologia e Sociedade (CETyS) da Universidade de San Andrés (Argentina), o trabalho é um importante documento sobre as origens do Registro Regional de Endereçamento IP para América Latina e Caribe (LACNIC), seu ecossistema, personagens e os tópicos fundamentais que integram a agenda da organização, estabelecida formalmente há mais de 15 anos.

Na apresentação da publicação em português, o Secretário Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Hartmut Glaser, que participou da história do LACNIC desde sua fundação, enfatiza que o CGI.br e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) foram enfáticos defensores da criação da entidade, participando de suas atividades desde seus antecedentes. Glaser destaca, ainda, que as atividades de capacitação e fortalecimento do modelo multissetorial, impulsionadas pelo LACNIC, são vitais para a expansão da Internet na região. “Não há como imaginar a Internet operando de forma pujante na América Latina e Caribe sem o LACNIC, que está sempre pronto para enfrentar novos desafios”, afirmou.

A publicação se estrutura em cinco partes. A primeira parte aborda o ecossistema de registros da Internet e das funções da ICANN. Na segunda parte é tratado o desenvolvimento dos marcos que definiram a criação do LACNIC como organização. Um terceiro capítulo, centrado nas instituições, nos processos descreve as ações que marcaram a construção da comunidade do LACNIC. Muitos destes mecanismos foram coorganizados pelo registro, enquanto outros eram preexistentes. A quarta seção aborda a estratégia de desenvolvimento de capacidades implantadas pelo LACNIC e por outras organizações do ecossistema da chamada comunidade técnica da Internet, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de uma Internet aberta, segura e resiliente. Finalmente, o quinto capítulo aborda os princípios apoiados pelo LACNIC e ecossistema institucional circundante.

A publicação “O desenvolvimento da Comunidade do LACNIC - Uma história em construção” está disponível gratuitamente para download no endereço: https://cgi.br/publicacao/cadernos-cgi-br-o-desenvolvimento-da-comunidade-do-lacnic/.

Sobre a coleção
A coleção Cadernos CGI.br é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil para incentivar, por meio da publicação de documentos, discussões sobre o uso e a governança na rede. A ideia é oferecer ao público brasileiro importantes referências para análise, pesquisa e debate. A série conta com três agrupamentos temáticos de publicações (referências, estudos e debates), e todas as publicações já lançadas podem ser acessadas em https://cgi.br/publicacoes/indice/cadernos/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Contatos para a Imprensa – NIC.br:

Weber Shandwick
https://webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com - (11) 98670-6579 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino - Coordenadora de Comunicação - soraia@nic.br 

Flickr: https://flickr.com/NICbr/
Twitter: https://twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://instagram.com/nicbr/