Livro “Combate ao spam” ganha traduções para inglês e espanhol


19 MAI 2017



ENGLISH VERSION | VERSIÓN EN ESPAÑOL

Lançamento das publicações acontece durante o LACNIC 27, em Foz do Iguaçu


Reconhecido internacionalmente como um estudo de caso de sucesso, o trabalho do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) no combate ao spam no País foi documentado em livro, que hoje (22) ganha exemplares em inglês e espanhol. A distribuição das versões inéditas acontece em Foz do Iguaçu (PR) durante o LACNIC 27, encontro realizado pelo Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC), co-organizado pelo CGI.br e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que reúne centenas de participantes de mais de 30 países.

O livro Combate ao spam na Internet no Brasil: histórico e reflexões sobre o combate ao spam e a gerência da porta 25 detalha como o país deixou o posto de "um dos Reis do Spam", e serve como exemplo internacional de articulação entre diferentes setores para a solução de um problema de abuso da infraestrutura de Internet. Traz também, um breve histórico das ações que levaram à implantação do programa de gerência da porta 25, além de testemunhos dos principais atores envolvidos no trabalho.

"Compartilhar experiências e casos de estudos é fundamental para combater o spam, que tem sido um tema presente nos fóruns sobre a governança e regulação da Internet nos últimos quinze anos. As traduções do livro para o inglês e espanhol ampliam a divulgação do nosso trabalho e contribuem para inspirar outros países", pontua Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e organizador do livro juntamente com Cristine Hoepers e Klaus Steding-Jessen, do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

A publicação e as suas traduções fazem parte da série Cadernos CGI.br e estão disponíveis para download em http://cgi.br/publicacoes/indice/livros/ sob licença Creative Commons. Qualquer pessoa pode compartilhar, copiar, distribuir, transmitir e adaptar a obra, desde que atribua os créditos aos autores. Universidades, bibliotecas e centros de pesquisa interessados em receber as publicações impressas podem enviar uma solicitação por meio do endereço assessoria@cgi.br.

Cadernos CGI.br

O CGI.br segue incentivando o debate sobre o uso e governança da Internet com a série Cadernos CGI.br, que traz a pesquisadores, gestores públicos, empresários, ativistas, estudantes e o público em geral documentos fundamentais e estudos sobre o tema.

Além do estudo Combate ao spam na Internet no Brasil, foram lançadas as versões em língua portuguesa dos documentos produzidos durante a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) e a “Declaração Multissetorial do NETmundial” em sete idiomas. Todas as edições dos Cadernos CGI.br podem ser acessadas em http://www.cgi.br/publicacoes/indice/livros/.