EGI e UnB realizam debate sobre a ‘Desinformação na Internet como estratégia política’


05 AGO 2020



Com a participação de painelistas nacionais e internacionais, evento on-line discutirá os impactos desse tipo de ação na democracia do Brasil


A propagação de notícias falsas e enganosas na Internet tem sido cada vez mais utilizada no campo político. O avanço da desinformação tem causado danos a processos eleitorais no Brasil e no mundo, a questões relacionadas à saúde pública – como campanhas de vacinação e, atualmente, ao combate à pandemia COVID 19. Para discutir as motivações e impactos do uso político de notícias falsas na sociedade e principalmente na democracia brasileira, a Escola de Governança da Internet (EGI) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e o grupo Repensando as Relações entre Sociedade e Estado (Resocie) do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL/UnB), promoverão na próxima terça-feira (11/8), às 10h, o debate on-line ‘Desinformação na Internet como Estratégia Política’.

O evento contará com a participação de Alicia Wanless, co-diretora da Partnership for Countering Influence Operations; Aline Osório, Secretária Geral do TSE; Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S. Paulo; Rafael Evangelista, Cientista Social e Pesquisador da Unicamp; e Vivian Schiller, Diretora Executiva do Aspen Institute. O evento será transmitido pelo canal do NIC.br no YouTube (http://www.youtube.com/NICbrvideos) e contará com intérprete de Libras, tradução simultânea e legendagem durante toda a transmissão.

Esse será o segundo encontro do Ciclo de Debates “Internet e Democracia em tempos de Pandemia”. O primeiro deles ocorreu em 28 de julho, sob o tema "Internet, democracia e movimentos sociais: transformações da ação política”, e pode ser revisto em https://www.youtube.com/playlist?list=PLQq8-9yVHyOZBhgUNii_2ZBl8e-JW8yBn.

O terceiro e último dessa série acontecerá no dia 25 de agosto e terá como tema central as ‘Perspectivas pós-pandemia na configuração geopolítica mundial da Internet’.

Os detalhes sobre os eventos estão disponíveis em https://egi.nic.br/eventos-e-debates-online/

Anote na agenda

  • 11 de agosto, às 10h: Debate "Desinformação na Internet como estratégia política". Painelistas já confirmados: Alicia Wanless, co-diretora da Partnership for Countering Influence Operations; Aline Osório, Secretária Geral do TSE; Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha de S. Paulo; Rafael Evangelista, Cientista Social e Pesquisador da Unicamp; e Vivian Schiller, Diretora Executiva do Aspen Institute. 

  • 25 de agosto, às 10h: Debate "Perspectivas pós pandemia: desafios do Sul Global na configuração geopolítica mundial da Internet". Painelistas já confirmados: Renata Ávila, Stanford University; Emiliano Treré, Cardiff's School of Journalism; e Ludmilla Costhek, USP.