Ir para o conteúdo

Ata da Reunião de 18 de janeiro de 2001

Reunião de 18 de janeiro de 2001

Local: São Paulo - SP
Participantes:
Membros: Ivan Moura Campos, Artur Nunes de Oliveira Filho; Manuel Fernando Lousada Soares; Eduardo Tadao Takahashi; António Tavares; Cássio Jordão Motta Vecchiatti; Raphael Mandarino Jr. e Demi Getschko.
Assessores: Vanda Teijeira Scartezini (SEPIN/MCT); José Maria Gomes Martins (SEPIN/MCT); Hartmut Richard Glaser (Registro.br); Liane Tarouco (GT-RH); José Alexandre Bicalho (ANATEL); Carlos Altino Paiva (ABRAFIX); Vicente Landim de Macedo Filho; Robson Almeida (CGI.br) e Gustavo Sousa Júnior (CGI.br).
Convidados: Antenor César Corrêa (SEPIN/MCT); Sergio Campos (DCC/UFMG); Francisco de Assis Alves (assessor jurídico).

Principais decisões:

1. Eventos Internacionais -
O coordenador do Registro.br, Prof. Hartmut Glaser, apresentou uma relação com os principais eventos internacionais de interesse do Comitê Gestor da Internet para o primeiro semestre.

Após a argumentação do conselheiro Tadao Takahashi sobre a importância de se aumentar a abrangência da participação brasileira em eventos dessa natureza, o Comitê Gestor da Internet aprovou a relação sugerida como proposta mínima, estando aberta a possibilidade de inclusão de outros eventos e pessoas convidadas a participarem dos mesmos com o apoio do Comitê.

2. Universalização do acesso - O Dr. Tadao Takahashi falou sobre a importância da articulação do Comitê Gestor da Internet com os projetos apoiados pelo FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). Segundo o conselheiro, os programas contemplados com recursos do Fundo prevêem um complexo projeto de engenharia de redes que representa um desafio tecnológico. Por esse motivo, o Dr. Takahashi defendeu que o Comitê Gestor da Internet deverá se fazer presente nas decisões tomadas com relação a estes projetos.

Na ocasião, o Comitê Gestor instituiu um grupo de trabalho para tratar do tema "universalização do acesso", composto por Tadao Takahashi (coordenador), Artur Nunes Filho, Cássio Vecchiatti, António Tavares, Alexandre Bicalho, Liane Tarouco e representantes da Abrafix.

Em seguida, o Prof. Sérgio Campos, da UFMG, apresentou um relatório de progresso do projeto "estratégias de produtos e serviços para universalização de acesso a Internet", aprovado na reunião de dezembro de 2000. A apresentação já foi realizada por meio de um protótipo do equipamento financiado pelo CGI.br. Em sua demonstração o Prof. Campos explicou detalhes sobre o estado atual do equipamento, que tem um custo de produção estimado em até R$ 600,00, está baseado apenas em componentes encontrados no mercado nacional e utiliza software e hardware totalmente abertos, de domínio público. A expectativa é a de que, com a conclusão do projeto, o equipamento estará disponível para qualquer fabricante disposto a bancar a manufatura local.

3. Institucionalização do CGI.br - O conselheiro Raphael Mandarino relatou o tema baseado nas conclusões do sub-grupo responsável pelos estudos para institucionalização do Comitê Gestor da Internet, o qual esteve reunido no início da semana, em São Paulo, juntamente com o Dr. Francisco de Assis, assessor jurídico contratado para auxiliar o CGI.br na elaboração do estatuto e demais procedimentos que envolvem a criação da nova organização.

Apesar de algumas evoluções em relação às reuniões anteriores, o Comitê Gestor continua trabalhando para o consenso do modelo ideal para a composição do conselho de administração do novo Comitê. Na oportunidade, o Dr. Francisco de Assis fez comentários em relação aos trabalhos do grupo e esclareceu algumas dúvidas dos membros do CGI.br a respeito do estatuto do Comitê. Ficou acertada a realização de uma reunião extraordinária do Comitê Gestor, no próximo dia 06/02, para discussões finais a cerca do estatuto e últimos acertos sobre a institucionalização.

Outros Assuntos:

1. Curso à Distância - Gerente de Redes
- A coordenadora do GT-RH, Profa. Liane Tarouco, relatou a experiência de sucesso do curso de gerência de redes realizado via Internet. O único inconveniente ficou por conta dos problemas de congestionamento da rede e, por isso, o GT investiu na confecção de um CD-ROM, contendo materiais de apoio e documentação. Alguns exemplares do CD-ROM foram distribuídos entre os presentes.


Ivan Moura Campos
Coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil