Ir para o conteúdo

Ata da Reunião de 09 de dezembro de 1998

Reunião de 09 de dezembro de 1998

Local: São Paulo - SP
Participantes
Membros: Roberto Pinto Martins, Airton Aragão, Demi Getschko, Raphael Mandarino, Cassio Vecchiatti, Liane Tarouco e Guilherme Brandão (CNPq)
Assessores: José Maria Gomes Martins (MCT), Hartmut Richard Glaser, Paula Fontenelle (CGI.br), Pedro Vazquez (GT-S), José Bicalho (Anatel).
Convidados: Ricardo Maceira (Embratel).

Principais Decisões:

1 - Apresentação do coordenador dos GTs de Engenharia de Rede e Segurança

O coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança, Dr. Pedro Vazquez, apresentou um documento que detalha as atividades realizadas pelo GT durante 1998, relata quais os projetos em andamento, cita os problemas de segurança da Internet Br e propõe soluções para tais deficiências. O representante da Embratel, Dr. Ricardo Maceira, distribuiu um gráfico com a figura do backbone da empresa e um relatório com os problemas-chave de segurança da Rede brasileira. Ele sugeriu ao CGI.br que patrocinasse a produção de um código de ética para ser utilizado por provedores de acesso/serviços e criasse para os usuários documentos com recomendações e orientações específicas sobre procedimentos de segurança.

Acatando sugestão do Pedro Vazquez, o Comitê Gestor trará para o Brasil o Grupo de Segurança do SANS Institute em julho de 1999 para realizar um workshop de treinamento de ponta voltado para administradores de redes e especialistas da área. O Prof. Vazquez entrará em contato com os profissionais do instituto norte-americano para dar inicio à organização do evento. Os dois contratados serão treinados pelo Prof. Pedro Vazquez e a previsão é que nos próximos 2 ou 3 meses esse grupo dê início às suas atividades.

O ex-coordenador do Grupo de Trabalho de Engenharia de Redes, Dr. José Luiz Ribeiro, não compareceu à reunião, mas enviou sugestões sobre ações, metas e orçamento a ser alocado pelo CGI.br para o funcionamento do GT-ER.

2 - Ação em relação aos inadimplentes

Ficou decidido que a FAPESP enviará no dia 20 de dezembro uma mensagem eletrônica, comunicando a todos os usuários inadimplentes com o sistema de registro - com DNS ativo, mas que não pagou a taxa de atualização, dando um prazo de 15 dias para regularização de seu status junto à Fundação.

Dr. Richard Glaser comunicou ao CGI.br que a FAPESP criará um boleto bancário eletrônico, com o objetivo de facilitar o processo de pagamento, inclusive de diminuir o índice de inadimplência.

3 - Projeto de acompanhamento de assuntos internacionais (termo de referência)

Na ausência do Dr. Vicente Landim, Dr. Richard Glaser informou e apresentou ao CGI.br um projeto preparado pelo Dr. Vicente sobre a consulta pública da organização Mundial de propriedade Intelectual, a ser realizada em São Paulo, em fevereiro de 1999. De acordo com o documento, haverá um encontro prévio nacional no dia 03, um dia antes do evento. Foi apresentado também, um levantamento realizado pela FAPESP dos custos envolvidos na organização e realização do encontro da OMPI.

4 - Apresentação de planilha de custos da Fapesp para 1999

Dr. Richard Glaser distribuiu a previsão de custos da FAPESP com o sistema de registro de domínios brasileiros para o biênio 1999/2000. Os integrantes do CGI.br solicitaram um maior detalhamento dos custos, documento que será apresentado ao Comitê na próxima reunião.

5 - Outros

Dr. Airton Aragão informou ao CGI.br que a ANATEL já concluiu a fase de análise das sugestões referentes à consulta pública Nº 75/98 que trata do provimento de acesso Internet via TVs a cabo e MMDS (Metropolitam Multipoint Distribution Service). Ele esclareceu que a fase de testes terá início em breve com duração de 6 meses Após a análise dos resultados, serão editadas as normas definitivas para o provimento desse serviço. O teste será feito com no mínimo 3 provedores.

Ficou decidido que o Dr. Marcelo Manta, atual Secretário do Grupo de Trabalho de Engenharia de Redes, será o coordenador interino do GT-ER.

Dr. Demi Getshcko apresentou ao CGI.br o Projeto de Redes Metropolitanas de Alta Velocidade, do CNPq, solicitando apoio financeiro para o seu desenvolvimento. O CNPq garantiu ao Comitê que os resultados dos projetos serão repassados à comunidade Internet. O CGI.br, seguindo sua atribuição de fomentar o desenvolvimento da Internet brasileira, decidiu acatar a solicitação do CNPq destinando R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) para cada um dos 12 projetos. O CNPq entrará em contato com a FAPESP para que seja acertado o repasse da verba, sempre seguindo as regras da Fundação.

O CGI.br decidiu que a partir desta data, os usuários que se sentirem prejudicados devido a bloqueio de acesso entre provedores brasileiros, deverão entrar em contato com o helpdesk do CGI.br (info@cgi.br) que se encarregará de consultar diretamente o provedor sobre o assunto.


Roberto Pinto Martins
Coordenador do CG

Raphael Mandarino Junior
Secretário Executivo do CG