Ir para o conteúdo

Ata da Reunião de 11 de março de 1998

Reunião de 11 de março de 1998

1. Domínios para Profissionais Liberais


O Comitê aprovou os novos Domínios de Primeiro Nível para profissionais liberais, incluindo o .eti (especialista em tecnologia da informação) para os profissionais da área de Informática. São eles:

.adv (advogados)
.arq (arquitetos)
.eng (engenheiros)
.jor (jornalistas)
.lel (leiloeiros)
.med (médicos)
.odo (dentistas, odontólogos)
.psc (psicólogos)
.vet (veterinários)
.eti (especialista em tecnologia da informação)

Esses novos DPNs serão implementados pela FAPESP e estarão livres para registro em 1º de maio. Cada profissional terá direito a apenas 1 (uma) categoria, não podendo utilizar portanto, mais de um DPN. Se o usuário for engenheiro e advogado por exemplo, ele terá que escolher uma das duas profissões.

Ficou definido que os profissionais liberais estarão sujeitos às mesmas regras aplicadas às outras categorias, como o valor das taxas e prazos. Para efetuar o registro, o usuário utilizará seu número de CPF. Será criado um novo campo opcional no formulário de registro onde o usuário poderá complementar as suas informações com sua área de atuação ou qualquer outro dado que julgar importante.

O Comitê ressalta que todas as informações fornecidas à FAPESP pelo profissional liberal são de inteira responsabilidade do usuário.

A data prevista para a implementação do DPN .nom (pessoa física) é 1º de julho.

2. Normatização da Cobrança de Tarifas

O Coordenador do Comitê Gestor, Dr. Roberto Martins apresentou aos membros do CGI.br, a Resolução Nº 001 que regulamenta as taxas a serem cobradas pela FAPESP para a atualização dos domínios da Internet BR. O documento será disponibilizado nos websites do Comitê Gestor e FAPESP.

3. Posição dos Registros de Domínios

O Comitê Gestor decidiu não prorrogar o prazo para atualização cadastral dos domínios brasileiros, permanecendo a data 17 de março. A partir de 18 de março, a FAPESP começa a enviar os boletos para pagamento das taxas na rede bancária, inclusive para as empresas que não atualizaram seus dados junto à Fundação. Quem não atualizou terá seu acesso ao banco de dados da FAPESP bloqueado imediatamente. Para resolver a questão, o responsável deverá entrar em contato com a entidade.

A partir de 31 de março, as empresas que não pagaram as taxas de registro e manutenção terão seus domínios "congelados". Isso significa que nesta data começa a contar o prazo de caducidade do domínio que é de 180 dias. Após esse prazo, o domínio é cancelado pela FAPESP. Essa regra está prevista no Ato Normativo para Atribuição de Nomes de Domínio.

Ficou decidido que a data final para o pagamento das taxas de inscrição/renovação e manutenção anual é 15 de maio para todos os domínios que constarem no sistema da FAPESP até o dia 31 de março (data do envio dos boletos). Quem se registrar após essa data terá um prazo de 45 dias para efetuar o pagamento.


Roberto Pinto Martins
Coordenador do CG


Raphael Mandarino Junior
Secretário Executivo do Comitê Gestor