Ir para o conteúdo

Ata da Reunião de 18 de junho de 1997

Reunião de 18 de junho de 1997

1) Regulamentação de Registros em Outros Países

O Dr. Demi Getschko, especialista em redes, fez um resumo do que foi discutido durante a "World Intelectual Property Organization", realizada em Geneva, em 30/05/97. Em particular, as regras para registro de domínio em diversos países como Austrália, França, Espanha e Inglaterra. O material serviu como subsídio para discussão sobre as regras atualmente adotadas no Brasil. As URLs utilizadas como base para os comentários estão relacionadas abaixo:

Regras para registro de domínios na Espanha:
http://www.red-canarias.com/servicios/dominios/nombres/es

Regras para registro de domínios na França:

http://www.nic.fr/Procedures/nommage.html

Regras para registro de domínios na Austrália:
http://www.melbourneit.com.au/com_au/new-general-policy.htm

Regras para registro de domínios na Inglaterra:

http://www.nic.uk/rules/rup2.htm

2) Registro de Domínios

Após ampla discussão entre os integrantes do Comitê Gestor, ficou decidido que a implantação da nova regra para registro de domínios no Brasil se dará assim que forem feitas modificações no sistema da FAPESP. As empresas passam a ter direito à aquisição de 1(um) mais 9 (nove) nomes por CGC, ao invés de apenas 1 (um) como determinava a regra anteriormente. É importante enfatizar, no entanto, que para aquisição de mais de 10 (dez) domínios, continua sendo necessário haver uma justificativa que deve ser enviada ao Comitê Gestor. A iniciativa do CGI.br de dar maior flexibilidade às empresas partiu do fato do Comitê reconhecer que existe hoje, um maior amadurecimento por parte dos usuários brasileiros.

A decisão tomada em dezembro do ano passado de limitar o número de domínios por CGC visava evitar que alguns usuários conseguissem registrar um grande número de nomes com o objetivo de lucrar no futuro com a venda dos domínios. Dentro em breve, a FAPESP estará apta a receber novas solicitações de nomes de domínio para o mesmo CGC.

3) Segurança na Rede

O Prof. Pedro Vazquez, coordenador do subgrupo de segurança do Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes, fez uma longa exposição sobre como tornar a Internet e as redes que funcionam no Brasil mais seguras. Ele falou sobre que tipo de medidas de segurança devem ser tomadas para evitar a ação dos hackers no País, bem como o perigo de haver uma quebra de privacidade de usuários e empresas. Ficou decidido que durante o mês de julho, haverá uma reunião entre o coordenador do GT e os coordenadores de backbones para que seja elaborado um projeto de segurança a ser implantado no Brasil.

4) Outros Assuntos

Hartmut Richard Glaser, assessor da Presidência da FAPESP, comunicou aos integrantes do Comitê Gestor que desde início do mês de maio, o link entre os Pontos de Presença da RNP/FAPESP e EMBRATEL, em São Paulo, já está em funcionamento. Isso significa que o tráfego entre os dois POPs não precisa mais passar pelo Rio de Janeiro, aumentando assim a velocidade na transmissão dos dados.