Ir para o conteúdo

Ata da Reunião de 20 de junho de 1996

Reunião de 20 de junho de 1996

1) Dr. Ivan Campos e Dr. Ara Minassian apresentam aos membros do Comitê Gestor um relato da recente viagem a Europa para um encontro intitulado Euro-Brazil Cooperation for the Information Society. Da delegação brasileira também fez parte o Coordenador Geral da RNP, Dr. Tadao Takahashi, o Prof. Carlos Lucena, Secretário Executivo do CGI.br e o Embaixador Carlos Alberto de Azevedo Pimentel, Chefe do DCTEC/Ministério das Relações Exteriores. Dr. Ivan relata que os europeus falaram sobre a situação da infraestrutura das telecomunicações nos países da Europa, as regulamentações aprovadas e ouviram, da nossa delegação, a situação atual das telecomunicações no Brasil e, em particular, sobre os investimentos na tecnologia Internet onde o Brasil trata do assunto de maneira estratificada, ou seja, em três níveis diferentes: infraestrutura, serviços e aplicações.

2) Dr. Tadao Takahashi, coordenador do GT de Engenharia de Redes, faz relato sobre progressos no seu GT que está se dedicando especialmente, no momento, ao planejamento dos Pontos de Interconexão de Redes. Na próxima reunião do CGI.br (no próximo mês de Julho) o GT de Engenharia deve apresentar o formato final dos PIR. Na discussão estão envolvidos a RNP, a EMBRATEL, a FAPESP e representantes de outros backbones, além de pesquisadores e técnicos de diversas instituicões uma vez que todos conviverão num mesmo ponto e as regras de convivência, suporte, segurança etc. devem estar perfeitamente acordadas.

3) Dr. Ivan Campos distribui minuta de Portaria Ministerial sobre Registro de Nomes de Domínio. Os membros do CGI.br analisarão a minuta e as sugestões e comentários serão feitos via rede ao longo do mês para que na próxima reunião do Comitê em Julho seja aprovada a Portaria. O Comitê também receberá subsídio de alguns de seus membros que participarão do Congresso Anual da Internet Society, na última semana de Junho no Canadá. Neste congresso serão discutidos todos os temas ligados a Internet e, entre eles, os procedimentos adotados para registro de nome de domínio.

4) Prof. Lucena anuncia ao Comitê o desmembramento do GT de Museus e Bibliotecas Virtuais que passará a operar de forma separada a partir do próximo mês. Está sendo resolvido o nome do coordenador do GT de Bibliotecas Virtuais. O Prof. João Portinari continua na coordenação do GT de Museus Virtuais.

O Prof. Silvio Meira, coordenador do GT de Tecnologias de Software apresenta um pequeno relatório do que está sendo desenvolvido pelo seu grupo de trabalho. Os primeiros projetos-piloto do GTTS estão divididos em três principais conjuntos: Treinamento, Desenvolvimento e Aplicação e algumas das propostas preliminares, sujeitas à discussão e aprovação pelo GTTS, são descritas abaixo:

_ Treinamento: definição, criação e execução de cursos práticos e possivelmente para educação à distância sobre Tecnologias Básicas para a Internet; servidores, protocolos, interfaces, montagem e administração de web, banco de dados na rede, sistemas e métodos de busca, programação para a Internet CGI, Perl, Java, Sistemas de Informação na Internet e Intranet, ciclo de vida de aplicações baseadas em Web e, em especial, problemas de implementação.

_ Desenvolvimento: sistemas de uso geral para a rede, em parceria preferencial com núcleos e empresas associadas ao Softex, comorobots, sistemas de indexação e busca; sistemas de apoio à educação à distância e interativa; mediadores, plug-ins e sistemas para dar uma maior penetração da rede no Brasil, especialmente os relacionados a dificuldades de língua e infraestrutura; software básico para a Internet e Intranet; sistemas de transação baseados no Web; objetos comercializáveis e sistemas para micro- e macro-aluguel.

_ Aplicação: definição, e contratação de projetos piloto, em parceria com empresas, universidades e governo, de aplicações estratégicas que utilizem tecnologias de software associados à Web em larga escala, como cursos práticos e possivelmente para educação à distância sobre temas de interesse dos parceiros e que tenham como objetivo disseminar, em larga escala, as tecnologias da Web; sistemas baseados em Intra e Internet para serviços de interesse social; reaproveitamento de código herdado para Intra/Internet; utilização de Intranet para qualificação ISO 9000.

5) Prof. Lucena anuncia ao Comitê Gestor a participação dos Grupos de Trabalho do CGI.br na COMDEX 96 em Setembro, no Anhembi, em São Paulo. Neste ano, todo o Centro de Convenções do Anhembi será voltado para a Internet Experience e, neste espaço, será montado um workshop dos Grupos de Trabalhos do Comitê Gestor que acontecerá nas manhãs de quarta-feira, 11/9 e quinta-feira, 12/9. Cada GT terá 2 horas para sua apresentação, seja ela um seminário, painel, palestra etc. Cada grupo decidirá o formato de sua apresentação que deverá estar intimamente ligada ao projeto piloto em desenvolvimento pelo GT.

6) Dr. Luiz Pereira, representante do Sistema Telebrás, apresenta ao Comitê a estrutura atual do backbone da Embratel e seus planos de expansão. O Comitê solicita ao Coordenador da RNP e ao representante do Sistema Telebrás que haja uma padronização na apresentação de ambos os backbones. Fica acertado que ambos usarão o mesmo padrão para legendas, velocidades de linhas etc. Dr. Pereira aproveita a ocasião para anunciar que houve um pequeno atraso na entrega da linha internacional de 2M que sairá de Brasília que entraria no ar em 15 de junho. Dessa forma, as duas linhas internacionais da RNP (com velocidade de 2M cada) que sairão do Rio de Janeiro e de Brasília serão ativadas até o final deste mês de forma simultânea.