W3C Brasil cria tumblr para celebrar os 25 anos da web


21 JUL 2014



Internautas são convidados a declararem seu amor pela rede

O escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C), instalado na sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), convida os internautas a declararem seu amor pela web por meio do tumblr http://webbr2014.tumblr.com/. Lançado nesta segunda-feira (21), a página lidera as atividades no Brasil que celebram os 25 anos da web e os 20 anos do W3C.

Personalidades brasileiras já declararam a importância da web na vida delas, entre elas, o divulgador dos padrões web, Maurício Samy, conhecido como Maujor, o desenvolvedor Bernard De Luna, a empreendedora Bel Pesce e Demi Getschko do NIC.br.

Você também pode declarar o seu amor e o quão importante a web épara a sua vida. Para participar, basta acessar o tumblr da conferência Web.br 2014 e escolher se deseja enviar o depoimento por meio de foto, link, citação, vídeo ou texto.

"Convidamos as pessoas a se manifestarem sobre esse fenômeno social tão importante que é a web. É muito difícil imaginar as nossas vidas sem ela. Vivemos um caminho inevitável de universalização da web, é importante que os internautas colaborem e declarem seu amor", reforça Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil.

Outros eventos marcam os 25 anos da web
Além da criação do tumblr, estão previstas ações especiais em homenagem aos 25 anos da web na conferência Web.br 2014 que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, em São Paulo. As inscrições para participar estão abertas e podem ser realizadas na página do evento (http://conferenciaweb.w3c.br/). Haverá ainda chamadas de trabalhos em que os interessados poderão enviar projetos relacionados à Web das Coisas, Novos Negócios e Dados na web. Três projetos serão selecionados para integrar a programação, que deverá ser divulgada em agosto.

O W3C Brasil também participará da festividade global dos 25 anos da web marcada para o dia 29 de outubro, em Santa Clara, Califórnia, nos Estados Unidos. O evento contará com a presença de Tim Berners-Lee, Vint Cerf, vice-presidente de evangelização do Google, Fadi Chehadé, CEO da ICANN, entre outras personalidades. Para saber mais sobre as atividades comemorativas pelos 25 anos da web, acesse: http://www.webat25.org/.

Breve História da web
Em março de 1989, Tim Berners-Lee escreveu "Gestão da Informação: Uma Proposta" e distribuiu para comentários no CERN. No ano seguinte, ele começou a trabalhar em um navegador de hipertexto e editor usando o ambiente de desenvolvimento NeXTStep. Berners-Lee usou "WorldWideWeb" como nome para o programa e projeto. Em agosto de 1991, o software web foi disponibilizado na Internet via FTP. Pouco menos de um ano depois, em maio de 1992, foi criada a versão de teste do navegador "Viola" de Pei Wei. Em abril de 1993, o CERN declarou que a tecnologia WWW estaria disponível livremente, para todos utilizarem, sem taxas a serem pagas.

O World Wide Web Consortium (W3C) foi fundado em outubro de 1994. Hoje mais de 380 organizações são membros do Consórcio. Nos 20 anos de atuação, o W3C tem buscado conduzir a web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões já foram publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. Entre os seus princípios, está tornar os benefícios da web disponíveis para todas as pessoas, independente do hardware utilizado, software, infraestrutura de rede, idioma, cultura, localização geográfica ou capacidade física e mental. A plataforma web aberta é o principal foco atualmente.

Sobre o escritório brasileiro do W3C
Por deliberação do CGI.br, o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer dispositivo, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: http://www.w3c.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br 
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa: 
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom 
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho -  carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação – CGI/NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br 
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br 
Claudia Hercog – Assistente de Comunicação – claudia@nic.br 
Flickrhttp://www.flickr.com/NICbr/ 
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/  
YouTubehttp://www.youtube.com/nicbrvideos