Neutralidade da rede será tema da próxima Conferência CGI.br 20 anos


30 SET 2015



Encontro terá a participação dos especialistas internacionais Christopher Marsden e Barbara van Schewick

Em comemoração às suas duas décadas de existência, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) dará continuidade, em outubro, ao Ciclo de Conferências “CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da Internet". No encontro, que ocorrerá em São Paulo no dia 13/10, será discutido um tema recorrente nos atuais debates sobre governança e uso da Internet no mundo: a neutralidade da rede. O evento é gratuito e contará com a participação de Barbara van Schewick e Christopher Marsden, conceituados especialistas sobre o tema. As inscrições podem ser realizadas no sítio: http://cgi.br/20anos/.

“É importante que todos participem da Conferência para entender o assunto que parece simples, mas é complexo do ponto de vista técnico e político, e poderá ter consequências para o modo como as pessoas utilizam a Internet”, convida Lisandro Granville, conselheiro do CGI.br especialista na área de redes de computadores. Aqueles que quiserem poderão acompanhar o evento por streaming, a partir das 19h30 do dia 13/10, pelo sítio comemorativo.

Sobre o princípio da Neutralidade da Rede, o decálogo do CGI.br estabelece que a “filtragem ou privilégios de tráfego devem respeitar apenas critérios técnicos e éticos, não sendo admissíveis motivos políticos, comerciais, religiosos, culturais, ou qualquer outra forma de discriminação ou favorecimento”. Casos de exceções à neutralidade, serviços especializados, questões regulatórias, econômicas e políticas, assim como zero rating são alguns tópicos que serão abordados pelos especialistas.

Autora do livro Internet Architecture and Innovation, considerado como o trabalho seminal em Ciência, Economia e Política para o tema da neutralidade da rede, Barbara van Schewick é uma das maiores especialistas no assunto. É professora de Direito na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, diretora do Centro para Internet e Sociedade e professora associada no Departamento de Engenharia Elétrica. As implicações econômicas, regulatórias e estratégicas das redes são objetos de suas pesquisas.

Christopher Marsden prestou consultoria aos governos da Coréia do Sul, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Tailândia, Japão, Comissão Europeia e Conselho da Europa, além de organizações acadêmicas, governamentais, comerciais e think tanks. É professor de Direito na Universidade de Sussex, no Reino Unido, e autor do livro Net Neutrality: Towards a Co-Regulatory Solution, que traz argumentações para o estabelecimento de uma solução equilibrada para a controvérsia da neutralidade da rede, de forma a balancear regulação e inovação. Marsden tem vinte anos de experiência na análise da Sociedade da Informação e realiza palestras em diversos países sobre questões políticas e regulatórias da Internet.

Conferências

Após o debate sobre a Neutralidade da Rede, os princípios da “Governança Democrática e Colaborativa” e da “Inimputabilidade da Rede” serão os próximos tópicos em discussão, respectivamente nos meses de novembro e dezembro. Os eventos marcam os vinte anos de existência do CGI.br que, ao longo de 2015, tem promovido debates sobre cada um dos seus princípios para a governança e uso da Internet. Acesse a agenda com os detalhes sobre os próximos encontros da série: http://cgi.br/20anos/.

Agenda:
Conferência “CGI.br 20 anos – Neutralidade da Rede”

13 de outubro (terça-feira), às 18h30
Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Jardim das Acácias, São Paulo – SP
Inscrições: http://cgi.br/20anos/
Evento gratuito
Vagas limitadas

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br