Inscrições abertas para o 2º Workshop “Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet"


14 AGO 2017



Evento promoverá uma oficina sobre softwares de controle parental e discussão sobre desafios violentos na rede, entre outros temas.

Pelo segundo ano, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), promoverão o Workshop “Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet”. O evento acontece no dia 18 de setembro, em São Paulo, e tem como público-alvo pesquisadores educadores, advogados, psicólogos, pais e responsáveis, além de demais interessados em debater o tema. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no sítio: http://workshopexposicaonainternet.nic.br.

“A segunda edição do workshop pretende aprofundar ainda mais o debate sobre essa temática que é tão relevante nos dias atuais, visto cada vez mais as crianças e adolescentes estarem utilizando a Internet em casa, na escola e em seus smartphones, para diversos fins. A participação dos diversos atores envolvidos nesse processo é fundamental para entendermos como educar e orientar os jovens para o mundo digital”, ressalta Kelli Angelini, gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br. 

A abertura do evento contará com a presença de Demi Getschko (NIC.br), Luiz Fernando Martins Castro (CGI.br), Thiago Tavares (Safernet e CGI.br), José Renato Nalini (Secretaria de Educação de SP) e Marcos da Costa (OAB/SP). Entre as entidades que participarão do encontro estão o Unicef, Instituto Alana, OAB SP, Safernet, Secretaria Nacional de Direitos das Crianças e Adolescentes, Ministério da Educação (MEC), Ministério Público Federal de SP, Abed (Associação Brasileira de Educação a Distancia), Instituto Educadigital, Portal Terceira Idade, Instituto DimiCuida, entre outras. 

Ao longo do dia serão debatidos pelos especialistas e profissionais do NIC.br e CGI.br tópicos como o papel dos pais, educadores e das políticas públicas na promoção de um ambiente seguro; cuidados e responsabilidade no uso da Internet; equilíbrio entre o respeito às liberdades individuais e a segurança; o direito ao respeito e a exposição de crianças e adolescentes; e brinquedos conectados e "desafios" violentos na rede: como abordar o assunto com crianças e adolescentes. 

Completam o evento uma oficina sobre softwares de controle parental e o pré-lançamento do Guia “Internet com Responsa 60+”, iniciativa do NIC.br e do CGI.br que visa orientar pessoas acima de 60 anos sobre os riscos e oportunidades na Internet. A agenda completa com os painéis e palestrantes do workshop está disponível no sítio do evento. 

Agenda
Workshop “Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet”
Dia 18/09 – a partir das 8h
Blue Tree Premium Morumbi
Av. Roque Petroni Junior, 1000 - Brooklin Novo, São Paulo – SP
Inscrições: http://workshopexposicaonainternet.nic.br
Evento gratuito / Vagas limitadas.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/. 

Contatos para a Imprensa: 

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - ccarvalho@webershandwick.com - (11) 3027-0226 

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo 
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues 
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
 – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: 
http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: 
http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: 
www.facebook.com/nic.br
Telegram: 
www.telegram.me/nicbr