Grupo de Trabalho do Comitê Gestor oferece curso à distância


10 AGO 2000



Curso de Gerência de Redes começa dia 29 deste mês

Começa no dia 29 deste mês o primeiro curso utilizando novas tecnologias de transmissão multimídia promovido pelo Grupo de Trabalho Formação de Recursos Humanos - GTRH. O projeto foi todo estruturado e desenvolvido pela coordenadora do GT, Liane Tarouco. O curso que inaugurará esse novo projeto é voltado para a Gerência de Redes e terá 60 horas de duração. Sua programação inclui a realização de aulas síncronas - com videoconferências e chats - e assíncronas - recepção de vídeos, material, atividades de laboratório e resposta a testes e avaliações.

Esse curso é a primeira experiência do país onde as aulas serão efetivamente transmitidas pela Internet. O aluno receberá todo o conteúdo em seu PC, onde quer que esteja.

Segundo Liane Tarouco, essa iniciativa é válida não só pelo conteúdo de excelente qualidade que será transmitido, mas pela experiência em transferência de dados e conhecimento pela Internet.

O curso será ministrado utilizando o software Learning Space da Lotus e sistema de videoconferência capaz de permitir a comunicação de áudio e vídeo, através da Internet brasileira. A solução proposta usará protocolos padronizados internacionalmente (ITU H.323). As aulas serão realizadas através de videoconferências, discussões em chats, fóruns de discussão, listas de e-mails, vídeos gravados, textos em formato HTML, exercícios e provas a serem realizados pelos alunos.

O preço do curso é R$ 150 e o período de inscrição vai até o dia 24 deste mês. Para conquistar uma das 60 vagas disponíveis o candidato deve conhecer princípios de redes de computadores, em especial os protocolos básicos da arquitetura TCP/IP, ter familiaridade com sistema operacional UNIX e/ou WindowsNT e com a operação de roteadores.

Mais informações e inscrições no site https://penta2.ufrgs.br/gtrh/cursosgtrhger.html .

PERFIL

O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) foi criado a partir da necessidade de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país e com o objetivo de assegurar qualidade e eficiência dos serviços ofertados e garantir a manutenção de adequados padrões de conduta de usuários e provedores.

O CGI.br tem como atribuições principais:
  • fomentar o desenvolvimento de serviços Internet no Brasil;
  • recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a Internet no Brasil;
  • coordenar a atribuição de endereços Internet, o registro de nomes de domínios, e a interconexão de espinhas dorsais;
  • coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços Internet.
Jornalista responsável
Gustavo Sousa Jr.
Tel.: (61)347-5654
(61)922-5006
E-mail: gustavo@cgi.br
Na Internet: www.cgi.br