Foz do Iguaçu recebe reunião sobre desenvolvimento da Internet na América Latina e Caribe


23 MAR 2017



Com a chegada da etapa final do esgotamento do IPv4 na região, a comunidade da região se reúne em evento com diversas atividades simultâneas


Os mais renomados especialistas sobre Internet da América Latina e Caribe se reunirão, em Foz do Iguaçu (PR), no período de 22 a 26 de maio, com o intuito de analisar e discutir a situação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na região. O LACNIC27, encontro anual organizado pelo Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe (LACNIC) contará este ano com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) como co-organizadores.

Durante o evento, serão realizados ainda encontros de outras organizações que contribuem para o desenvolvimento da Internet: CSIRTs (Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança da LAC), LACNOG (Fórum de Operadores de Rede da América Latina e Caribe), LACTLD (Organização regional que agrupa os ccTLDs da América Latina e Caribe) e o LAC-IX (Associação dos Pontos de Troca de Tráfego Internet da América Latina e Caribe).

O evento receberá até 650 participantes, pertencentes às organizações líderes da Internet, bem como representantes de governos, do setor acadêmico e da sociedade civil. Uma vez preenchidas as vagas, haverá ainda a possibilidade de inscrição como visitante do evento, que dará direito de acesso apenas às sessões abertas.

Esta edição trará pela primeira vez o “Dia do IPv6”, em que será outorgado o Jim Bound Award, bem como realizadas apresentações e painéis de destaque na área de implementação do IPv6. Outra atividade de destaque no evento é o Peering Fórum, um espaço que visa proporcionar a oportunidade de conversas e negociação de acordos de interconexão e de trânsito entre Provedores de Internet, Provedores de Conteúdo e Pontos de Troca de Tráfego Internet.

A agenda do LACNIC 27 traz ainda tutoriais técnicos relevantes como a Oficina Antiabuso, o Fórum de Interconexão Regional e o Fórum de Segurança de Redes, entre outras atividades. Todos estes temas serão tratados por influentes especialistas da região e do mundo, entre eles: Merike Kaeo, Timothy Winters, Mikel Jimenez Fernández e Goran Marby.

A agenda completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis em: http://www.lacnic.net/web/eventos/lacnic27.

Anote na Agenda
LACNIC27
Data:
22 a 26 de maio de 2017
Horário: a partir de 9h00
Local do evento: Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort
Endereço: Av. das Cataratas km 2,5, Nº 2345 – Foz do Iguaçu - PR
Endereço web: http://www.lacnic.net/pt/web/eventos/lacnic27

Sobre o LACNIC

O LACNIC, Registro de Endereçamento da Internet para a América Latina e o Caribe, é uma organização internacional não governamental estabelecida no Uruguai desde 2002. Ela é responsável pela designação e administração dos recursos de numeração da Internet (IPv4, IPv6), Números Autônomos e Resolução Inversa, entre outros recursos para a região da América Latina e o Caribe.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br

Twitter / Facebook / YouTube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo
– Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues
– Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino
– Assistente de Comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr

Assessoria de Comunicação – LACNIC
Maria Gayo - Gerente de Comunicação – mgayo@lacnic.net