Comitê Gestor facilita sistema de registro e cria novos domínios na Internet


07 JUL 2000



Alterações incluem novo método de cobrança e mais segurança e agilidade para criação de novos endereços

Considerado pelas entidades internacionais ligadas à Internet como sendo um dos mais completos sistemas de registro de domínios em todo o mundo, o Registro.br - ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) - passou por mudanças que tornam ainda mais simples e dinâmica a criação de um domínio próprio no Brasil.

Para registrar seu endereço na Internet, a empresa que não tiver como fornecer, no momento do cadastramento, o número dos servidores DNS ativos receberá um ticket eletrônico que serve como reserva para o domínio desejado. Ela terá o prazo de quinze dias para encaminhar as informações pendentes ao Registro.br para que o domínio seja concedido. Após esse período, se os dados não forem completados, o ticket é automaticamente cancelado sendo atendido o próximo da fila de tickets ou o próximo requerente.

Outra mudança se refere à possibilidade de que uma mesma empresa faça até dez registros em domínios de primeiro nível (DPNs) diferentes, contanto que o nome não seja o mesmo e as exigências aos DPNs restritos sejam cumpridas.

COBRANÇA

O método de cobrança também foi reformulado. A partir de agora, o responsável pelo domínio deverá imprimir o boleto para pagamento que será acessado diretamente de seu computador. Se for usuário de home-banking, basta pegar o número referente ao código de barras e fazer o pagamento sem sair da cadeira.

Todos os boletos referentes à taxa de manutenção deste ano (no valor de R$ 50) já estão disponíveis desde o mês passado e deverão ser pagos até agosto. Após este prazo, os inadimplentes serão congelados. Todos os contatos responsáveis pelos domínios (entidade, administrativo, técnico e cobrança) já vem sendo avisados desde o início do processo, e devidamente instruídos sobre todos os procedimentos para efetuar o pagamento.

Empresas ou pessoas físicas que cadastrarem um novo registro, já poderão imprimir automaticamente seu boleto para pagamento da inscrição (R$ 50) e os duodécimos referentes à manutenção até o final do ano.

Com esse novo método, o CGI.br evitará perdas e prejuízos em função de preenchimentos de endereços errados.

O número de DPNs também foi ampliado. Nos próximos 15 dias, estarão disponíveis 10 novos domínios. Em breve, empresas estrangeiras que quiserem garantir seu domínio também no Brasil poderão fazê-lo por meio de procurador devidamente documentado e com documentação validada pelo consulado, não precisando apresentar CGC próprio.

PERFIL

O Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) foi criado a partir da necessidade de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país e com o objetivo de assegurar qualidade e eficiência dos serviços ofertados e garantir a manutenção de adequados padrões de conduta de usuários e provedores.

O CGI.br tem como atribuições principais:
  • fomentar o desenvolvimento de serviços Internet no Brasil;
  • recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a Internet no Brasil;
  • coordenar a atribuição de endereços Internet, o registro de nomes de domínios, e a interconexão de espinhas dorsais;
  • coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços Internet.
Jornalista responsável
Gustavo Sousa Jr.
Tel.: (61)347-5654
(61)922-5006
E-mail: gustavo@cgi.br
Na Internet: www.cgi.br