CGI.br lança vídeo que conta a história da adoção da gerência da Porta 25 na Internet brasileira. A medida foi efetiva para combater o spam no país


20 OUT 2014



O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) acaba de lançar um vídeo no canal do Youtube do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) com diversos depoimentos que, juntos, narram desde o processo de discussão até a implantação de um conjunto de ações aplicadas em redes residenciais para evitar o envio de spams. A esse conjunto de ações foi dado o nome de gerência da porta 25.

Por muito tempo, o Brasil esteve no topo de diversas listas que divulgam o ranking dos países que mais enviam spams no mundo. Em 2009, por exemplo, o Brasil ocupava o primeiro lugar nos indicadores da Composite Blocking List (CBL).

Para reverter o quadro, o CGI.br, que entre as suas atribuições trabalha com diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, reuniu padrões de referência que separam as funcionalidades de envio e transporte de mensagens eletrônicas. Por meio da Resolução CGI.br/RES/2009/002/P, o CGI.br deu início a campanha de recomendação para adoção da gerência da porta 25.

Em outras palavras, a gerência da porta 25 surgiu para organizar o envio de e-mails na Internet. A partir dessa iniciativa, usuários residenciais que enviam e-mails via softwares, como Thunderbird e Outlook, devem utilizar a porta 587, com autenticação, e os servidores devem usar a porta 25, o que torna mais fácil identificar e impedir os abusos com envio de mensagens indesejadas na rede. A gerência da porta 25 não extingue o envio de spams, mas com o passar dos anos tornou o problema menor e também gerenciável do ponto de vista técnico. Em 2013, passamos para a 12ª posição no ranking da CBL e, hoje, os brasileiros podem comemorar, pois o Brasil não aparece mais nas listas de países que mais enviam spam, a exemplo do mais recente ranking divulgado pela CBL.

Assistam ao vídeo "Combate ao Spam no Brasil - a Gerência da porta 25" que conta um pouco da história do trabalho do CGI.br e do NIC.br no combate ao spam. Em breve, um material impresso, será lançado sobre o mesmo assunto.

O vídeo, que tem duração de cerca de nove minutos, conta com a participação do diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko, dos conselheiros do CGI.br, Carlos Alberto Afonso, Eduardo Parajo, Henrique Faulhaber, Eduardo Levy, e do gerente de produtos e mercado do NIC.br, Rubens Kuhl.